O livro é uma importante contribuição para combater o racismo estrutural, e faz análise da relação entre propriedade imobiliária e a população negra em São Paulo
A Editora Contracorrente tem a honra de anunciar a publicação do livro Racismo Estrutural e aquisição da propriedade. O trabalho é resultado de um estudo sobre a relação entre a propriedade imobiliária, compreendida como ativo econômico, e a população negra brasileira. Tomando como exemplo a Cidade de São Paulo, identifica-se, a partir da composição urbana, os resultados de uma discriminação intergeracional decorrente de limitadores estruturais na acumulação patrimonial. Trata-se de um livro que já nasce essencial ao estudo e à luta contra o racismo estrutural.
“Trazendo as oferendas de meus ancestrais
Portando o sonho e a esperança do escravo
Ainda me levanto
Me levanto
Me levanto.”
(Maya Angelou, “And Still I rise” Tradução: Walnice Nogueira Galvão)
Anna Lyvia Roberto Custódio Ribeiro: Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC SP. Especialista em Direito Notarial e Registral Imobiliário pela Escola Paulista de Direito – EPD. Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Conselheira Seccional da OAB/SP no triênio 2019/2021. Advogada com atuação em Direito Imobiliário. No âmbito acadêmico desenvolveu trabalhos tanto sobre diversidade racial no mercado de trabalho quanto sobre racismo e economia na perspectiva do direito de propriedade.
Título: Racismo Estrutural e aquisição da propriedade
Edição: 1ª
Autor: Anna Lyvia Roberto Custódio Ribeiro
Acabamento:Brochura
Formato: 16×23
Páginas:150
Ano:2020
Preço: R$ 45,00 – R$ 36,00