A Editora Contracorrente publica também livros infantis através do selo Do Contra, focado no desenvolvimento do pensamento crítico e na criatividade dos pequenos leitores
Apresentar valores humanistas para as crianças é um compromisso fundamental na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Como editores de livros progressistas, acreditamos que a literatura infantil desempenha um papel crucial na formação das futuras gerações. No contexto atual é imperativo que as crianças sejam expostas à ideias a partir das quais possam exercitar seu poder de questionamento e contestação.
A literatura infantil é um poderoso meio para iniciar e consolidar hábito da leitura, que será um importante recurso na vida dos pequenos. Além dos benefícios cognitivos, as primeiras reflexões sobre valores democráticos de cidadania podem acontecer de maneira muito lúdica, envoltos em fantasia e inspiração. Livros infantis que contam histórias de igualdade, justiça social, respeito e questionamento, tornam esses conceitos acessíveis.
A Editora Contracorrente tem um selo especializado em livros infantis. Do Contra é o projeto que traz literatura, pensamento crítico e criatividade para os pequenos leitores.
O Do Contra quer colaborar com a formação das crianças ao levar mensagens essenciais da nossa sociedade:
Valores Humanistas — Olhar para causas humanistas de igualdade e fraternidade. Incentivar a leitura infantil e a prática de valores de cidadania.
Transformação pela Contestação — Provocar o pensamento crítico. Estimular o gosto pela liberdade de expressão.
O selo Do Contra quer promover sensibilidade e inclusão através de obras como, por exemplo, "O menino azul e a família colorida". Esta iniciativa enfatiza a diversidade, igualdade e criatividade, contribuindo para a construção de uma sociedade mais socialmente justa.
A identidade visual que traduz nossa mensagem de movimento, ludicidade, criatividade, pluralismo, alegria, expressividade e contestação foi criada pelo designer Maikon Nery.