Cristiano Zanin Martins, ministro do STF e coautor de "Lawfare: uma introdução", é reconhecido por sua defesa influente no caso Lula e por sua análise crítica do uso político do direito.
Cristiano Zanin Martins, nascido em 1975 em Piracicaba, é Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1999, e especialista em direito processual civil pela mesma instituição. Zanin consolidou sua reputação ao lidar com litígios empresariais de alta relevância, destacando-se nos casos da Varig e da Transbrasil.
Sua proeminência se intensificou a partir de 2013, a partir da sua atuação como advogado da família do então ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, especialmente durante a Operação Lava Jato. Sua atuação foi crucial para a anulação das condenações de Lula em 2021 pelo STF, um feito que reestabeleceu os direitos políticos do ex-presidente e garantiu sua participação na corrida presidencial de 2022.
Em agosto de 2023, tomou posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), na vaga que foi de ministro Ricardo Lewandowski.
Zanin é coautor do livro "Lawfare: uma introdução", de 2019, que examina o uso estratégico do direito para objetivos políticos, refletindo sua experiência e sua análise crítica sobre as interações entre direito, política e sociedade. Esta obra, juntamente com "O Caso Lula", sublinha sua contribuição intelectual ao debate jurídico e político, consolidando seu legado como um jurista que transcende a esfera legal, influenciando significativamente o cenário político do Brasil. Os dois livros foram publicados pela Contracorrente.