Menu
Finalizar o Pedido
0

Trechos do prefácio de “A função social da guerra na sociedade tupinambá”

Florestan Fernandes, fundador da escola paulista de sociologia, explorou a sociedade tupinambá em sua tese "A função social da guerra". Um clássico da etnologia

Confira trechos do prefácio do novo livro da coleção Florestan Fernandes, “A função social da guerra na sociedade tupinambá”:

Grande intérprete da sociedade brasileira e fundador da chamada “escola paulista de sociologia”, Florestan Fernandes começou sua carreira acadêmica como “etnólogo”, nome pelo qual se reconhecem, no Brasil, os antropólogos que se dedicam ao estudo dos povos indígenas.

Desde o começo de sua trajetória como intelectual Florestan Fernandes foi um grande entusiasta das transformações sociais. Defendeu em 1951 sua tese de doutorado na USP, “A função social da guerra na sociedade tupinambá”, que posteriormente se tornaria consagrado como clássico da etnologia brasileira.

Como o próprio Fernandes escreveu,

“foi através do estudo sobre os Tupinambá que me senti forçado a ir muito mais longe. […] Os Tupinambá me colocavam, como diria Mauss, diante de explicar uma civilização”

Nossos Últimos Lançamentos

Ver Mais Lançamentos

Cadastre seu E-mail para Receber Novidades

E-Mail
Obrigado. Seu cadastro foi realizado com sucesso!
Não foi possível enviar seus dados. Por favor revise seu endereço de e-mail, aceite os termos e condições e tente novamente.
© Editora Contracorrente LTDA
2023
Alameda Itu, 852, 1º andar, Paulista, São Paulo – SP, 01421-002
CNPJ: 22.120.667.0001-60
Alameda Itu, 852, 1º andar, Paulista
CNPJ: 22.120.667.0001-60
São Paulo – SP
CEP: 01421-002
CNPJ: 22.120.667.0001-60
Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o armazenamento de cookies em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e auxiliar em nossos esforços de marketing. Em caso de dúvidas, consulte as Políticas do Site para saber mais.