A educação antirracista na sala de aula é fundamental para ensinar princípios democráticos e promover igualdade, liberdade e dignidade
A importância de uma educação antirracista requer o reconhecimento da dimensão política da sala de aula. Esse é um espaço no qual as pessoas devem aprender princípios elementares do funcionamento da democracia, é um lugar no qual elas devem tomar conhecimento da pluralidade de sentidos que podemos atribuir a conceitos como igualdade, liberdade e dignidade.
A sala de aula é o lugar no qual as pessoas devem tomar conhecimento dos sentidos básicos da noção de cidadania, devem aprender a construir na mente delas quais devem ser os parâmetros que fazem parte de uma moralidade pública, conceito que não se identifica com ideologias específicas, mas sim com a lógica do regime democrático. Educar as pessoas para a democracia é o ponto de partida de uma educação antirracista. Ao terem pleno conhecimento da forma como esse regime político opera, professores e professoras, alunos e alunas terão os elementos para reconhecerem que os vários processos sociais que reproduzem a discriminação racial são um déficit democrático porque eles impedem que populações inteiras possam gozar de direitos básicos. Por esse motivo, o projeto de uma educação antirracista interessa a profissionais de todas as áreas, porque ele abre espaço para a construção coletiva de novos sentidos para a democracia, inclusive do que possa ser uma verdadeira democracia racial.
Por Adilson José Moreira