Destacado jurista e professor, especializado em Direito Digital e Inteligência Artificial, Ricardo Campos tem obras importantes como "Constitucionalismo Global".
Ricardo Campos é um importante acadêmico do universo jurídico, com formação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e doutorado pela Goethe Universität Frankfurt am Main. Sua tese, "Liberdade e Dominação no Presente e no Passado" foi homenageada com a Medalha JK. Atualmente, ele é docente na Goethe Universität e lidera a coordenação de Direito Digital na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Federal.
Campos é reconhecido por seu sólido conhecimento em Filosofia do Direito, colaborando estreitamente com Klaus Günther e dirigindo o Legal Grounds Institute. Sua contribuição é notável no campo do Direito Digital, especialmente em iniciativas contra a disseminação de fake news e na regulamentação da Inteligência Artificial no Brasil, participando ativamente de audiências públicas para esse fim.
É autor de obras influentes como "Constitucionalismo Global", "Metamorfoses do Direito Global" e "O Futuro da Regulação de Plataformas Digitais", todas editadas pela Contracorrente.