Luiz Gonzaga Belluzzo é um importante economista brasileiro, crítico do neoliberalismo, influente na academia e na política, e autor notável.
Luiz Gonzaga Belluzzo, nascido em 1942, é um economista brasileiro que tem a carreira repleta de contribuições importantes à academia e à política econômica do Brasil. Com formação e doutorado pela Universidade de São Paulo (USP), ele se destacou por suas análises críticas da economia, atuando como professor e pesquisador em prestigiadas universidades.
No setor público, atuou como Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, onde fez parte da elaboração de políticas para o crescimento e a estabilidade econômica do país. Suas críticas ao neoliberalismo e sua percepção sobre desenvolvimento, industrialização e distribuição de renda são fundamentais para entender seu pensamento, que influenciou o debate econômico nacional.
Belluzzo é autor de diversas obras, das quais a Editora Contracorrente publicou "Crônicas Antieconômicas", "A Escassez na Abundância Capitalista", "Manda Quem Pode, Obedece Quem Tem Prejuízo", "Dinheiro: o Poder da Abstração Real", e "O Tempo de Keynes nos Tempos do Capitalismo - 2ª ed". Seus trabalhos continuam sendo referências essenciais para quem se interessa pelas dinâmicas econômicas e políticas do Brasil.