O sociólogo e professor brasileiro foca em desigualdade social e estruturas de classe no Brasil. Graduado pela Universidade de Brasília e com doutorado pela Universidade de Heidelberg, presidiu o Ipea entre 2015 e 2016, e é autor de obras como A Ralé Brasileira e A Elite do Atraso. Atualmente, ensina na Universidade Federal do ABC e coordena a coletânea "Resgatar o Brasil", analisando temas como corrupção e impactos políticos recentes.
Jessé José Freire de Souza, nascido em Natal, Rio Grande do Norte, em 29 de março de 1960, é um sociólogo, advogado, professor e escritor brasileiro focado em Teoria Social e desigualdade social no Brasil. Ele se graduou em Direito pela Universidade de Brasília em 1981, concluiu o mestrado em Sociologia na mesma universidade em 1986, doutorou-se na Universidade de Heidelberg em 1991 e fez pós-doutorado em Filosofia e Psicanálise na New School for Social Research em Nova Iorque.
Jessé Souza presidiu o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) de 2015 a 2016, período em que priorizou estudos sobre desigualdade econômica. Autor de 22 livros, incluindo A Ralé Brasileira e A Elite do Atraso, suas teorias questionam as divisões tradicionais de classes sociais, propondo uma nova abordagem baseada em sociabilidades distintas. Atualmente, é professor titular na Universidade Federal do ABC e membro do conselho editorial do Brasil 247.
Em 2018, coordenou com Rafael Valim a coletânea”Resgatar o Brasil”, publicada pelas editoras Contracorrente e Boitempo. A obra conta com artigos de acadêmicos como Gilberto Maringoni e Ladislau Dowbor, discutindo temas como corrupção, práticas de exceção jurisdicional e o impacto do golpe de Estado de 2016. Essa publicação é parte de seus esforços contínuos para analisar e questionar as estruturas que perpetuam a desigualdade no Brasil.