Psicanalista formado pela USP e doutor pela Universidade de Paris VIII, é conhecido por seus estudos que vinculam psicanálise, cultura e sociedade.
Christian Dunker, nascido em 1962, é reconhecido por sua contribuição ao campo da psicanálise no Brasil. Formado em psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor pela Universidade de Paris VIII, ele consolidou sua reputação acadêmica e profissional, principalmente através de sua atuação como professor titular e coordenador do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise na USP.Seu corpo de trabalho, compreendendo livros, artigos e ensaios, aborda de forma crítica e inovadora as intersecções entre a psicanálise, a cultura e as questões sociopolíticas contemporâneas, focando em áreas como subjetividade digital, dinâmicas de gênero, sexualidade e raça.
A relevância de seus estudos transcende o acadêmico, influenciando o debate cultural e social, além de facilitar o entendimento público de conceitos psicanalíticos, reforçando assim seu papel no avanço do pensamento acadêmico e na análise das complexidades humanas e sociais. A Contracorrente publicou o ótimo "Paixão da ignorância: a escuta entre a psicanálise e educação".