Editora Contracorrente lança livro vencedor do Prêmio Marielle Franco, abordando lutas contra preconceito racial e de gênero
A Editora Contracorrente tem a honra de anunciar a publicação do livro ‘’ Por ela, por elas, por nós’’ das autoras Ana Paula Rodrigues dos Santos Segarro e Cintia Rodrigues dos Santos Mariano, vencedoras da Primeira Edição do Prêmio Marielle Franco de Ensaios Feminista.
A iniciativa da Editora Contracorrente e o Instituto Marielle Franco busca defender a memória e a luta da ex-vereadora. Num cenário marcado pelo ódio à cultura, à inteligência e à diversidade, a Editora Contracorrente pretende fortalecer o pensamento crítico e voz feminista no país.
Este livro, vencedor do Prêmio Marielle Franco de Ensaios Feministas de 2020, inaugura a Coleção Marielle Franco de Ensaios Feministas. A semente plantada por Marielle floresce em mulheres como Ana Paula Rodrigues dos Santos e Cintia Rodrigues dos Santos, autoras deste texto transformador. Por ela, por elas e por nós não é apenas um trabalho premiado, mas uma obra com potencial para mudar vidas.
A partir do relato autobiográfico de duas irmãs que sofreram preconceitos de raça e gênero, o livro apresenta um riquíssimo conjunto de reflexões sobre o racismo e feminismo contemporâneos.
"O texto fala de experiências vividas que, se forem observadas com um olhar menos aprofundado, podem parecer localizadas e únicas. Mas não são. Estamos falando da sociedade brasileira"
Ana Paula e Cintia são irmãs inseparáveis. Nascidas em Campinas, viveram em muitas cidades do estado de São Paulo e suas trajetórias de vida são marcadas por luta e superação. São mães de meninas, fato que tornou inadiável a necessidade de escrever sobre suas experiências de vida enquanto mulheres negras. Ana Paula tem 38 anos, é Engenheira Civil e mora em São Paulo. Cintia é Professora de Artes e Designer, tem 36 anos e mora em Campinas.